Dê vida e personalidade aos seus ambientes! Use, abuse e se lambuze com os diversos tipos de estampa

16:09

A estampa surgiu há séculos com a necessidade humana de se distinguir dos demais. A primeira produção foi feita pelos fenícios, utilizando a serigrafia. Hoje, a técnica está aperfeiçoada e circula entre as pessoas através das roupas, acessórios e, claro, na ornamentação! 




As tendências, sejam elas quais forem, estão cada vez mais integradas e, na decoração isso não é diferente. Com lugar garantido no mundo fashion, o mix de estampas invadiu os projetos de casa, apartamentos e escritórios. Conhecida como composé, a tendência mistura diferentes estampas em um mesmo ambiente.

A ideia tem como principio levar modernidade e cores para qualquer ambiente, desde o quarto, até a cozinha e o banheiro. Misturar formas, cores e desenhos é a oportunidade de arriscar e saiba que o uso de uma nova estampa ajuda a aliviar outras.

Desenhos modernos e retrô que lembram os anos 60 e 70 do último século, carregando propostas levemente psicodélicas, assim como sugestões visuais mais abstratas estão super em alta. Formas geométricas, temáticas florais e mescla de cores também podem ser usadas para participarem de composições autênticas. Dê vida e personalidade aos seus ambientes!




Onde usar
Uma forma de colocar a tendência em prática são os papeis de parede estampados, que estão muito em alta e, em grande parte, são parte fundamental desta novo movimento. Algumas empresas já vendem opções de duas ou mais estampas combinadas.

Além das paredes, estampas em flores, animal print, geométrico, campestres, grafismos ou listras, podem ganhar espaço em objetos maiores como poltronas e sofás. Mas também valem em elementos menores, como almofadas, luminárias, tapetes, edredons, fronhas, enfeites, quadros, ou qualquer outro artefato do ambiente. Optar por detalhes menores, facilita a troca da decoração com mais frequência.


Alinhe as cores
E qual o segredo para manter o ambiente alinhado, elegante, agradável e moderno? Uma dica é ter uma estampa mais chamativa, as demais mais retilíneas com menos informações. 

Outro ponto de extrema importância é manter as cores alinhadas. Escolher um tom em comum entre as estampas é o principal segredo para não errar. Os tons não precisam ser exatamente os mesmos, mas escolher cores que são próximas e equivalentes também é um caminho, como azul com cinza e azul com roxo, por exemplo.

Combinações
Algumas combinações são clássicas e, para quem ainda não se se sente à vontade em ousar, pode ser um começo.  As listradas combinam com qualquer outra estampa. São elegantes e nunca saem de moda. Use uma cor ou duas que se repitam nas diferentes estampas e elas viram a ligação entre os desenhos.
Além de tornar o ambiente mais agradável, as estampas também têm o poder de  “aumentar” ou “diminuir” o espaço. Da mesma forma que as listras são usadas na moda também vale na decoração. Na horizontal, dão sensação de amplitude em um ambiente pequeno, e na vertical, dão a sensação de maior altura.
Depois de escolhidas as estampas, é preciso testar para ver como ficam no ambiente. E, o único deslize possível é pesar demais nas proporções. Cuidado para não ficar com “cara de bagunçado”, nem poluído visualmente.
Selecionamos algumas imagens retiradas da internet para você viajar no mudo colorido das estampas e deixar a imaginação fluir.

































Fonte:

  • http://www.westwing.com.br/capas-almofadas/
  • http://vidaeestilo.terra.com.br/casa-e-decoracao/combinar-estampas-diferentes-na-decoracao-esta-em-alta-entenda,26bde993bd030410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

You Might Also Like

0 comentários