MDP x MDF - Dismistificando o tabu entre esses dois materiais

15:20

Na hora de comprar determinados móveis todo mundo tem dúvidas sobre que tipo de material escolher: MDF ou MDP? Mas, qual é a diferença entre eles? Algum é melhor que o outro? Para acabar com essa dúvida, fizemos uma pesquisa para explicar para os leitores do blog algumas das principais características de cada um desses materiais. Confira!



Antes de saber a diferença entre eles, precisamos saber o que significam as siglas. Então vamos lá!

MDP – 

É a abreviação de Medium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Densidade.

O MDP pertence a uma nova geração de Painéis de Partículas de Média densidade, com características totalmente distintas dos painéis

De madeira aglomerada de antigamente.

É uma chapa de partículas de média densidade, produzida à partir de madeira de Pinus ou Eucalipto. Tais madeiras são transformadas em fibras que, mediante processo seco, assumem uma disposição plana, são aglutinadas com resina sintética termo fixa se consolidando sob a ação conjunta de calor, tempo e pressão, resultando numa chapa maciça.


MDF – 

É a abreviação de Medium Density Fiberboard ou Painel de Fibras de Média Densidade.

É uma chapa de fibras de média densidade, produzida à partir de madeira de Pinus ou Eucalipto. Tais madeiras são transformadas em fibras que, mediante processo seco, assumem uma disposição plana, são aglutinadas com resina sintética termo fixa se consolidando sob a ação conjunta de calor, tempo e pressão, resultando numa chapa maciça.


 
Qual a diferença entre MDP e MDF?

A principal diferença entre o MDP e o MDF é que no painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, e já no MDF, são utilizadas fibras de madeira aglutinada. Porém, ambos são classificados como painéis média densidade


MDF é melhor do que o MDP?

Não!


O MDP é um painel de Partículas de madeira, e o MDF é um painel de Fibras de madeira, esta composição dará a cada painel características diferentes, como Qualidade Superficial, Usinabilidade, Resistências e Estabilidade Dimensional.
Do ponto de vista produto, tanto o MDP quanto painéis de MDF possuem desempenho similar em diversas aplicações. Tudo depende de como ela é feita - aplicações inadequadas em qualquer um dos produtos resultarão em resultados finais totalmente negativos:
a) Qualquer um desses painéis tem que ser protegido, seja por revestimentos melamínicos (laminado de alta pressão ou BP), esmaltes ou vernizes, para que possa obter bom desempenho, principalmente em móveis de cozinhas, banheiros ou áreas sujeitas a maior concentração de umidade no ar;
b) O bom desempenho desses painéis depende diretamente do projeto no qual eles serão utilizados. Deve-se levar em conta o dimensionamento dos painéis, as ferragens para montagem, dobradiças e acabamentos (principalmente nos topos);
c) Vale ressaltar que os painéis de MDP, além de serem processados com tecnologia de ponta, seguem metodologias e normas que garantem seu desempenho, desde que atrelado a projeto.

 

MDF/MDP é a prova de cupins?

Não. O MDF/MDP pode ser atacado por cupim caso seja submetido a locais infestados por esse inseto. O que precisamos observar é que o MDP/MDF não saia infestado da fábrica, apesar de que durante o seu processo de fabricação, ele é submetido à alta temperatura e pressão precisamos estar atentos. Antes da instalação dos ármarios verifiquem também se na casa de vocês ou no terreno já possuem infestações dessa praga.


Aplicação do MDF




  
Aplicação do MDP







 

Fonte: www.duratex-madeira.com.br


You Might Also Like

1 comentários