Etiqueta à Mesa.

01:01


Não fique de "saia justa"!! Saiba como montar sua mesa de jantar e como se comportar nos eventos sociais.


A etiqueta à mesa surgiu na França antiga,e desde então nunca deixou de ser usada e vista como uma forma de refinamento. Abaixo seguem algumas dicas que encontrei em um site e achei legal postar aqui.  E  para quem ainda nao sabe como colocar uma mesa ou tem alguma duvida, vai casar, ou morar sozinho(a), já pode salvar a foto modelo!!! Parece besteira mas a etiqueta `a mesa so’ serve  para facilitar a vida de uma pessoa,  por exemplo:  Nao Ficar em saia justa em certos momentos. Da uma olhada!

Dicas:

  • A pessoa que servirá a mesa (o dono da casa, copeira ou garçom) deve estar com aparência impecável. Deve ter boa postura, jamais se curvar sobre o convidado (roupa sempre limpa, pois higiene é fundamental). A toalha também deve estar limpa e bem passada. A mesa bem arrumada, tudo deve estar impecável.
  • Comer com as mãos nem sempre é pecado. O pão é um alimento que pode ser partido com elas, sobre o pratinho em que é servido.
  • Um jantar formal também permite peças que fujam do clássico. Dê um toque de descontração à mesa com o colorido de pratos e guardanapos.
  • As bebidas são servidas pelo lado direito e de acordo com os pratos. Nunca encha até a boca os copos (somente 2/3 da taça).
  • A primeira travessa é levada pelo lado esquerdo do convidado (se for à francesa ele mesmo se serve). Os pratos sujos devem ser retirados também pelo lado esquerdo. Os pratos limpos sempre entram pela direita do convidado.
  • Servir homens e mulheres partindo sempre da convidada de honra. Mas às mulheres devem ser servidas primeiro. Evite fazer pilhas ao retirar os pratos, primeiro são retirados os pratos e depois os copos.
  • Ao terminar a refeição, o café pode ser servido à mesa ou na sala de estar.



Tipos de recepção
  • Formais (serviço à francesa, serviço à inglesa)
  • Informais (serviço à americana, à brasileira)

Serviço à francesa:
Em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado, deve ser realizado somente em ocasiões especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.
Neste serviço deve-se tomar precauções dobradas, nada pode dar errado; o garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva.
Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.
O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não deve nunca esbarrar nos convidados enquanto serve e nem se encostar à mesa.

Serviço à inglesa:
O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir (como no à francesa), pois o garçom o fará.
O serviço sentado à mesa pode ser feito através do serviço à inglesa, à inglesa directo ou indirecto (com utilização do carro de serviço/guéridon), à russa ou à americana.
Existe alguns equivocos de como são retirados os pratos no caso de serviço à francesa (e inglesa),o correto é que os pratos sejam servidos e retirados pelo lado esquerdo, na troca, retira-se o prato pela esquerda e coloca-se o novo prato pela direita.

Serviço à americana ou empratado:
É o serviço no qual o prato vem preparado e decorado da cozinha, sendo apresentado ao cliente directamente.

Serviços Volantes
  
Ao tratarmos dos tipos de serviços, devemos lembrar que existem basicamente dois tipos, ou as pessoas sentam-se à mesa ou ficam em pé.
O serviço volante é usado quando se recebe grande número de convidados e é impossível sentá-los a mesa, ou mesmo para garantir a informalidade do evento.No entanto, é de bom tom providenciar cadeiras ou poltronas para acomodar senhoras e pessoas idosas.
A mesa deve ser arrumada com as travessas de iguarias antes que os convidados a ela se dirijam.Numa ponta da mesa posicionam-se os pratos empilhados, com o cuidado que cada pilha contenha no máximo dez pratos.
Os talheres também devem ser arrumados. Quando escolher o cardápio, tenha cuidado em selecionar comidas que dispensem o uso de facas, e os guardanapos podem ser de papel.

Serviço à brasileira:
É o tipo de serviço que mais estamos acostumados, é o tradicional serviço familiar que realizamos em nossas casas. A mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve–se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível. Nesse serviço não utilizamos garçom, pois as travessas podem estar à mesa.
Os anfitriões têm três opções :
Servir todos os convidados – ou repetir travessas – ou usar o aparador e deixar os convidados se servirem à vontade, antes de servir outra travessas tenha o costume de retirar os objetos sujos.

You Might Also Like

0 comentários